Que relação tens com a Raiva?
A maioria das pessoas quando faço esta pergunta, nem sabe bem o que dizer. E começo por dizer que há raiva consciente e que há raiva inconsciente.
E que há ainda muitas crenças sobre a raiva e que a maioria dessas crenças vem da raiva inconsciente.
Vivemos ainda com o velho mapa da raiva onde achamos que há emoções negativas e positivas.
E para muitas pessoas a raiva é barulhenta, cria conflitos, traz violência, causa desconforto.
E pode magoar alguém, é fora de controle, perigosa, é para insultar os outros, imatura, não é para ser levada a sério, caótica, constrangedora, faz os outros ficarem zangados, convida à vingança, etc.
Esta raiva é raiva inconsciente.
E se houver um novo mapa da raiva?
Onde raiva é raiva e é ok sentir raiva.
Cada emoção tem uma informação e serve-nos na vida pessoal e profissional.
Como seria viver usando a raiva consciente para dizer SIM, NÃO e ter clareza dos próximos passos? E saber impor limites?
Há mais sobre a raiva consciente …e a raiva inconsciente é para ser curada.
Raiva Inconsciente
Quando não expressaste a raiva nalgum momento da tua vida, ela ficou dentro de ti, a aguardar para ser expressa.
O teu corpo emocional é inteligente e quando a raiva a aparece serve um propósito: Diz-te que algo não está a funcionar, que não gostas, que achas injusto, que está a ferir os teus valores. Ficas irritada/o e queres dizer isso. Em criança quantos de nós fomos calados, quando expressámos a nossa raiva? Como se raiva não fosse OK? Como se estivéssemos a fazer birra e birras não é OK?
E assim ela ficou, foi ficando no corpo físico, mental, emocional, energético e até espiritual.
E cada vez que novo evento nos faz recordar essa raiva não expressa, agora mais tarde, ela vem de forma inconsciente, e normalmente parece que nem controlo o que estou a sentir.
Assim se foram criando crenças de que a raiva não é OK, porque muitas pessoas não estão a usar a raiva consciente e sim a inconsciente, aquela que não foi ainda curada.
E assim muitas pessoas dizem que não gostam de sentir raiva, ou que não têm relação com a raiva ou que não sentem raiva ou que explodem por tudo e por nada e que não gostam disso.
E porquê? Porque vivem ainda neste velho mapa da RAIVA:
PORQUE A RAIVA
É: incivilizada, barulhenta, destrutiva, imprevisível, má educação, pode magoar, alguém, fora de controle, perigosa, é para insultar os outros, imatura, não é para ser levada a sério, caótica, constrangedora, faz os outros ficarem zangados, convida à vingança, cria barafunda e inicia guerras…
E se houvesse um novo mapa da Raiva?
Raiva Consciente
Onde quer que vamos, as emoções são uma parte inegável da nossa experiência diária.
Aprender a sentir é como ligar a electricidade numa casa onde temos estado a viver sem que a electricidade estivesse ligada. Assim que acendemos a luz, muitas coisas podem acontecer todas de uma vez. Deixamos de ter uma emoção predominante. Sentimos todas as quatro emoções, a toda a hora, sobre tudo. Nós sentimos as emoções algures entre 1% (mínimo) e 100% (máximo). Aprende a detectar qual das quatro emoções é a mais intensa, em cada momento. Isto é o que estás a sentir. Também podes incluir falar sobre as outras três emoções para transmitir uma comunicação mais completa.
No novo mapa da Raiva, qualquer emoção serve no momento para fazer algo com ela.
COM A RAIVA CONSCIENTE
TU PODES: dizer não, dizer sim, começar coisas, parar coisas, mudar coisas, limpar e livrar-se de coisas, criar clareza, reconhecer injustiças, delimitar fronteiras, manter a integridade, mostrar intenção, tomar decisões, manter promessas, Segurar o espaço, prestar atenção, auto-observação, pedir o que queres, tomar uma atitude em relação a algo ou a alguém, proteger, agir…
Se vives no novo mapa da Raiva, a tua vida não mais está em vítima, pois fazes em cada momento o que precisa de ser feito, sem qualquer história.
A tua voz e ações trazem clareza ao espaço e és tu que decides o que fazer com a raiva e não a raiva que comanda a tua vida.
Já sabes que no novo mapa estás a usar raiva consciente e no velho mapa raiva inconsciente.
E essa é preciso de ser curada.
E para isso há processos de cura emocional, para serem feitos. Eu posso facilitar esse(s) processo(s) para ti.
As únicas pessoas que ficam chateadas quando tu estabeleces limites, são aquelas que se beneficiaram de não teres antes estabelecido nenhum.
A Raiva Consciente abre o caminho para o amor e a vida.
O novo jogo poderia ser assim: Eu uso a minha raiva todos os dias, pois quando me levanto de manhã, é com a raiva dos meus ossos que o faço. Quando vou ao frigorifico buscar comida, é com raiva consciente que o faço, quando falo ou escolho estar em silêncio, uso a minha raiva para me dizer o que funciona para mim naquele momento…Quando digo a alguém que não tenho interesse em manter mais aquela conversa ou aquela relação. é com a minha raiva consciente que o faço. E posso fazê-lo com raiva de 5 a 15% e a informação aterra no outro.
E tu, como é que podes passar a usar a tua raiva consciente?
Se quiseres saber mais sobre estes temas, podes falar comigo. Sou Rage Club Spaceholder e podes também começar a usar a raiva para viveres a tua vida, como queres.
Há sempre clubes da raiva a acontecer aqui em Portugal e no mundo. Fala comigo para entrares num próximo.
Até breve,
Eu estou por aqui.
Evolução, Transformação, Cura, Amor, Compromisso