O que é o Coaching Integral?
Coaching integral é diferente do coaching tradicional. Eu escolhi ao longo da minha carreira de coach, treinar-me para entregar mais do que o que já tinha entregue antes. E se o coaching já traz resultados fantásticos para a maioria das pessoas, o coaching integral é TOP. É o que todas as pessoas que querem iniciar um processo com um coach, podiam escolher fazer, se soubessem a diferença.
Há várias escolas de coaching no mundo, umas mais focadas em temas específicos e com metodologias dessas escolas, outras que juntam coaching e programação neurolinguística. Na sequência, há outras que vêm da área da psicologia e que acreditam que só um psicólogo pode ser coach de vida.
Na realidade, cada nível de consciência cria os conhecimentos que acha melhores, para formar outras pessoas para o mesmo nível de consciência.
Vou aqui explicar, de uma forma simples, o que é o coaching integral ou como eu lhe chamo, coaching nos 5 corpos e que sigo nos processos de coaching que faço.
Nota: Cada cliente é um cliente e há clientes que só querem o coaching mental. Eu sigo com o cliente na fase em que ele está em cada momento.
Coaching – O que é
E se ainda não sabes o que é coaching, deixo aqui uma explicação breve:
Coaching é um processo que tem como objetivo facilitar às pessoas o alcançar dos seus objetivos pessoais e profissionais de uma forma mais rápida e eficiente. O processo é conduzido por um profissional chamado Coach, que utiliza técnicas e ferramentas de diversas áreas, como administração, psicologia, neurociência, entre outras, para ajudar o cliente a identificar o que já está a funcionar e o que ainda precisa de mudar, para superar obstáculos e alcançar os seus objetivos.
O Coaching pode ser aplicado em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, familiar, saúde, espiritual, executivo ou financeiro. O processo é conduzido em sessões, onde o Coach tem a função de estimular, apoiar e despertar no seu cliente o seu potencial infinito para que este conquiste tudo o que deseja atingir.
As sessões de Coaching, individuais ou em grupo, podem ser realizadas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente e tem uma duração, em média, de uma a duas horas, tudo isso definido em comum acordo entre Coach e Coachee.
Tipicamente o coach usa o corpo mental para que o cliente atinja os seus objetivos.
E eu logo no início quando tirei o meu curso fiz várias pesquisas, fiz um primeiro módulo no ICF e achei que não era para mim, era muito corpo mental e com um método muito específico.
Algo me dizia que queria logo saber mais e por isso juntei ao coaching duas outras técnicas;
Programação Neurolinguística ( PNL)
e também uma técnica do corpo emocional, que é a Time Line Therapy.
O cliente pode estar no ponto A e até ter clareza de como se chega ao ponto B e se usar só as frases de empoderamento para o corpo mental, e permanecer com as mesmas crenças limitadoras ou continuar com medos inconscientes e bloqueios energéticos que o impeçam de chegar ao ponto B, pode ser desafiante e o cliente desiste do processo, muitas vezes.
Para facilitar essa caminhada com o cliente, escolhi especializar-me em mais áreas de conhecimento e o coaching integral ou o coaching nos 5 corpos para mim e para os meus clientes tem sido um grande diferenciador.
Coaching nos 5 corpos
Há quem diga que o coaching integral é uma modalidade do coaching que compreende o estudo sistémico do cliente. Isso quer dizer que o foco do processo vai para além do entendimento e da definição dos seus estados (o atual e o desejado), uma vez que constitui uma abordagem ainda mais completa no que refere à compreensão das suas ações no passado, no presente e das suas influências no futuro.
O coaching integral, ao contrário dos outros tipos, não tem o objetivo de trabalhar uma área específica da vida em que o coachee deseja alcançar um objetivo. Na verdade, ele foca-se num processo mais generalista, que permite que o indivíduo consiga aplicar as aprendizagens e desenvolver-se por igual em todas as áreas da vida.
Eu posso trabalhar assim usando esta metodologia integral ou fazer o que é a minha própria metodologia.
E trabalho sim, um tema específico que o cliente traz, só que em vez de trabalhar só com o corpo mental, trabalho com os 5 corpos.
E como é que isso funciona?
Cada tema do cliente está interligado em todos os seus corpos, é muito difícil que haja um tema que só tenha uma causa num dos corpos e que possa ser trabalhada só com PNL e coaching para o corpo mental.
Vou dar aqui 2 exemplos de clientes tipo que vieram ter comigo para fazer coaching.
Coaching Carreira – Cliente A
O cliente A quando chegou a mim até sabia qual era a área a trabalhar na 1ª sessão que falámos – Coaching de Carreira ( muitos clientes nem sabem).
Ele dizia que estava num estado de exaustão ( e até foi ao psiquiatra que lhe diagnosticou burnout ) e que não conseguia mais ir trabalhar e nem via sentido na vida. Queria mudar algo e não sabia como o fazer e agora ainda parecia mais difícil neste estado atual.
Se eu só fosse usar o método do coaching mais simples, iriamos definir o objetivo dele e onde queria chegar e como é que isso iria acontecer. Talvez o objetivo dele fosse curar-se do burnout para voltar ao trabalho ou procurar um novo emprego, ou saber como chegou aqui e o que pode fazer para evitar que volte a acontecer, ou saber para quê isto me está a acontecer e o que posso aprender com isto, ou afinal qual o meu propósito, ou, ou…cada cliente pode trazer o seu objetivo mental para a 1ª sessão.
E não, não foi assim que a coisa aconteceu. Por detrás de uma história que é contada e por detrás de objetivos que são pensados, há muito mais para se ver e para se trabalhar, para navegar com o cliente até onde ele estiver comprometido e responsabilizado para ir.
E neste caso, vamos olhar corpo a corpo e ver as dores que ele trazia em cada corpo ( ele próprio identificou as dores de cada corpo).
5 corpos
Corpo Físico – Cansaço, não dormia, não comia frequentemente, bebia pouca água, poucos cuidados consigo mesmo.
Dor Mental – Confusão, Perda de Memória, Pouco foco nas tarefas, Distração, ´´faltam-me as palavras´´.
Corpo Emocional – Raiva Inconsciente constante, Irritação, Medo inconsciente, Tristeza com mais frequência, isolamento, ausência de alegria, sentimentos misturados.
Energético – Angústia, Peso, Sentir-se separado de si e dos outros.
Dor no corpo Arquetípico – Vazio existencial, não estar conectado ao seu propósito e princípios brilhantes.
Como se pode ver aqui, havia mais a trabalhar com este cliente do que só um objetivo, por mais claro que esse objetivo possa ser logo definido numa 1ª sessão, para o cliente.
Normalmente da minha prática, grande parte das pessoas vem com um tema e depois mais profundamente se apercebe que o tema a tratar é outro. E isto não quer dizer que o tema original não se trabalhe também…O cliente é quem decide as prioridades, ou aquilo que é mais importante olhar.
Neste caso do cliente A e olhando para as dores que tinha nos 5 corpos, e por consciência dele, começamos por trabalhar o corpo físico para ele estar mais confortável nas sessões. Depois passamos logo para o corpo emocional, que trouxe grandes alívios ao corpo físico e mais clareza mental.
Fizemos processos de cura emocional que levaram a descobertas sobre bloqueios energéticos e decisões inconscientes que tinha tomado e que estavam agora a levá-lo a estar neste momento neste estado.
Novas Decisões
E depois de novas decisões, retirados os bloqueios e com a tomada de responsabilização e compromisso consigo mesmo, aí sim, ele já estava capaz de olhar para o seu corpo arquetípico e saber o que estava a faltar no seu atual trabalho. Neste caso a pessoa até decidiu ficar no mesmo trabalho com clareza que seria no máximo por 2 anos, e com as mudanças que conseguiu implementar, foi promovido e criou novas competências para o projeto que desenvolveu a seguir sozinho, quando saiu da empresa e criou o seu próprio negócio.
Coaching Saúde – Cliente B
A cliente B veio por referenciação na área de diabetes. Ela tinha ouvido dizer que a minha abordagem a este tema era muito nova e diferente do que se fazia e queria saber mais.
Ao usarmos o método do coaching mais simples, iriamos definir o objetivo dela e onde queria chegar e como é que isso iria acontecer. Talvez o objetivo dela fosse libertar peso, controlar as hipoglicémias, gerir a raiva de ter uma doença, ter uma HbA1c abaixo de 6.5 ou, ou…cada cliente pode trazer o seu objetivo mental para a 1ª sessão.
Quando lhe falei dos 5 corpos e do coaching ser integral, para olhar para a informação que cada corpo traz sobre um tema, eis o que ela trazia:
Corpo Físico – Excesso de peso, não dormia o suficiente, cansaço, comia frequentemente gorduras, açúcares e comida não saudável, bebia pouca água e bebia mais sumos não naturais, poucos cuidados consigo mesma.
Mental – Confusão, Perda de Memória, Perda de objetos, Distração, Falta de foco no trabalho e nas tarefas domésticas com os filhos.
Dor Emocional – Raiva Inconsciente constante, Irritação e gritos com os filhos, Medo inconsciente, ansiedade profunda, Tristeza quando vem é abafada, isolamento, ausência de alegria pura, sentimentos misturados.
Dor no corpo Energético – Angústia, Peso, Sentir-se separada de si e dos outros, ”absorvo a energia de toda a gente”.
Corpo Arquetípico – Vazio existencial, não estar conectada ao seu propósito e princípios brilhantes, sente que o que faz já não diz quem ela é.
Neste caso da cliente B e olhando para as dores que tinha nos 5 corpos, e por decisão consciente dela, começamos por trabalhar o corpo emocional, que trouxe grandes alívios e libertação de peso ao corpo físico e mais clareza mental e foco.
Cura Emocional
Fizemos processos de cura emocional que levaram a descobertas sobre bloqueios energéticos e decisões inconscientes. Descobrimos sobre doenças na família que ela tinha resolvido trazer para si também ( isto foi tudo inconsciente). Percebeu-se como essas decisões estavam agora a levá-la a estar neste momento neste estado.
E depois de novas decisões, retirados os bloqueios e com a tomada de responsabilização e compromisso consigo mesma, aí sim, ela já estava capaz de olhar para o seu corpo arquetípico e saber o que estava a faltar na sua vida para se tornar saudável. Neste caso a pessoa mudou de alimentação, passou a ser vegan, reduziu o peso para o peso ideal que tinha definido, passou a estar mais consciente das suas emoções e expressava-as no momento.
Fez um curso energético para estar mais protegida e ter ferramentas para se salvaguardar dos campos energéticos exteriores a ela e ….a diabetes está em níveis de controle que nunca tinha tido antes. E sim, continua a fazer processos de cura e foco para a reversão.
Sim, é possível reverter doenças e a diabetes também. Eu própria estive 21 dias na Índia num curso de reversão de doenças, como a diabetes e muitos dos participantes deixaram de ter diabetes.
Mais um caso onde a abordagem aos 5 corpos teve os resultados acima do esperado por ela, quando me contatou a 1ª vez.
Coaching Integral é para mim?
Coaching Integral serve para qualquer um:
– Para alguém que quer mudar de carreira;
– Para ti que estás infeliz no seu trabalho;
– Tu que és líder e queres melhorar competências;
– Alguém que gere empresas e quer ter melhores resultados;
– Tu que não consegues ter relacionamentos estáveis;
– Essa pessoa que quer encontrar-se e/ou seu propósito;
– Tens desafios financeiros?;
– Queres iniciar um novo relacionamento;
– Alguém que que ser pai/mãe;
– Tens dificuldades no teu papel de pai/mãe;
– Queres iniciar o teu próprio negócio?;
– Tens uma doença no corpo físico, mental, emocional ou energético? Queres curar-te ou melhorar o teu estado atual?;
– Andas ou és emocionalmente instável?;
– Não te consegues expressar?;
– Tu e o teu tema…
Nada é impossível, só na tua cabeça limitada.
Quando te abres para integrares os teus 5 corpos, a vida é cheia de possibilidades. Eu sou gestora de possibilidades e conta comigo para criares todas as possibilidades que até agora ainda não ousaste manifestar.
Eu estou por aqui.
Evolução, Transformação, Cura, Amor, Compromisso