Alegria Consciente e Inconsciente

 

Porque a alegria é uma emoção tão importante

A alegria é uma emoção tão importante para mim pois quando comecei a perceber que tinha anestesiado sentir raiva, tristeza e medo, também anestesiei sentir a alegria! 

E começo mesmo por aqui. Quando a estratégia de sobrevivência é deixar de sentir, todas as emoções deixam de ser sentidas, mesmo que algumas sejam mais ok serem sentidas.

Tenho falado nestes últimos artigos sobre as 4 emoções base: RaivaMedoTristeza e agora Alegria.

E percebo que afinal me parece tão desafiante escrever sobre a alegria como é escrever sobre a tristeza.

Do latim “alacritas” ou “alacer”, que possui o significado de animado ou vivaz, alegria é o estado de satisfação interior, um sentimento que gera contentamento em alguém. Alegria também pode descrever a ação de se divertir ou de entreter outro indivíduo.

No nosso corpo a alegria está nas células e eu tenho-me perguntado porque é que as minhas células Beta do Pâncreas ainda não se regeneraram! (Tenho diagnóstico médico de diabetes Tipo 1).

Acredito que é porque lhes falta ainda muita alegria…E por isso comecei por dizer que a alegria é uma emoção tão importante para mim.

E para muitas pessoas a alegria está associada a uma emoção positiva e as outras ( raiva, medo e tristeza) a emoções negativas.

E tenho observado que nesta sociedade o sentir tem sido calado e proibido. Tem sido mais eficaz fazer e ter e desta forma, mesmo a alegria, tem algo que pode não ser ok.

 

PORQUE A ALEGRIA É: 

 

 

Irrealista, infantil, risonha, não é séria, pretensiosa, ingénua, arrogante, temporária, significa que estás bem demais, não é intelectual, estar alegre é não viver no mundo real. A alegria cega perante os problemas da vida, faz as outras pessoas terem inveja. Aliás, porque é que estás alegre com tantas desgraças que existem no mundo? Se estiveres a sorrir as pessoas vão pensar que te drogas ou que não tens trabalho suficiente para fazer.

Esta alegria é alegria inconsciente.

 

E se houver um novo mapa da alegria?

Onde alegria é alegria e é ok sentir alegria pura.

Cada emoção tem uma informação e serve-nos na vida pessoal e profissional.

Como seria viver usando a alegria consciente para agradecer a vida tal como ela é, por exemplo?

 

Alegria Consciente

Onde quer que vamos, as emoções são uma parte inegável da nossa experiência diária.

Aprender a sentir é como ligar a electricidade numa casa onde temos estado a viver sem que a electricidade estivesse ligada. Assim que acendemos a luz, muitas coisas podem acontecer todas de uma vez. Deixamos de ter uma emoção predominante. Sentimos todas as quatro emoções, a toda a hora, sobre tudo. Nós sentimos as emoções algures entre 1% (mínimo) e 100% (máximo). Aprende a detectar qual das quatro emoções é a mais intensa, em cada momento. Isto é o que estás a sentir. Também podes incluir falar sobre as outras três emoções para transmitir uma comunicação mais completa.

 

No novo mapa da ALEGRIA, qualquer emoção serve no momento para fazer algo com ela.

Com a ALEGRIA Consciente

TU PODES:

Ser entusiasta, motivar os outros, ter visão, avançar, gostar de possibilidades, embarcar em aventuras, experimentar, descobrir, aceitar desconfortos ou dificuldades, dançar através dos problemas, ser gentil, ser generoso, apoiar o Espírito de Equipa, inspirar as pessoas a continuarem, liderar, brincar, ser um facilitador, apreciar as pessoas sem razão.

Se vives no novo mapa da Alegria a tua vida não é ser palhaço/a ou gozar com alguém, a alegria torna-te uma rainha/rei para amparares espaços para outros sentirem a alegria pura de viver!

E se ainda há alegria misturada que tenhas com outros sentimentos…

… Há processos de cura emocional, para serem feitos. Eu posso facilitar esse(s) processo(s) para ti.

O que é isso de ter alegria misturada?

Por exemplo quando sentes saudade, há uma parte que é tristeza e outra alegria. E isso acontece porque não estás a aceder à tua tristeza pura e à tua alegria pura.

Ou já te aconteceu rires mas o que estás a sentir por trás é medo?

Ou já viste pessoas ou tu mesma a rires-te quando alguém se magoa?

Estes são exemplos de alegria que não é consciente e que não está no estado puro, está misturada com outros sentimentos.

 

A minha proposta é que comeces a sentir os 4 sentimentos e há um processo que se inicia com a Raiva, depois vai para o Medo, a seguir a Tristeza e por fim a Alegria.

Esse processo chama-se 333.

Eu posso segurar esse espaço para ti.

3-3-3 é Cathexis. Cathexis é a abordagem de experimentar e expressar raiva, tristeza, medo e alegria de forma clara e consciente, não misturados, de zero a 100% de intensidade, com o propósito de usar a sua inteligência e energia na tua vida diária e projetos. Na Cathexis ao contrário de Catarse, tu NÃO tentas livrar-te dos Sentimentos e Emoções. Em vez disso, tu manténs a energia dos teus Sentimentos e Emoções a circular no teu Corpo Emocional para usá-los como recursos que te servem.

 

Vamos juntos sentir e inebriar todas as nossas células, que pedem alegria para nos curarmos e viver em plenitude?

Até breve,

Eu estou por aqui.

 
Ana Paula Lages Ribeiro

Evolução, Transformação, Cura, Amor, Compromisso 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top