Como perder peso

 

Libertar o peso que carregas!

Hoje vou falar-vos de um tema que é muito procurado pelas pessoas nas minhas sessões –  Como perder peso?

A perda de Peso, ou melhor…libertar o peso que trazemos no nosso corpo, na mente, no corpo emocional e corpo energético.

E já vão entender o porquê de eu estar a mudar o nome deste texto para libertar o peso e não perda de peso.

 

Acredito que a maioria de vocês já experimentou X receitas para ficar em forma e ter o corpo e a aparência que desejam. Para quem realmente tem uns quilos a mais e quer libertar-se deles, imagino que seja um sofrimento ouvir falar de mais uma nova dieta…e eu vou fazer algo diferente hoje.

Qual dieta gostaste mais? 

A dieta Dukan, a palio, a vegetariana, vegan, ou quantas mais já experimentou e acabou por voltar ao peso que tinha ou até ficou com mais peso?

Se só estás a olhar para o que comes e não olhas para a causa do que te levou a ficar com peso a mais, vais continuar nessa roda do Hamster.

 

Por hoje vamos parar de falar de dietas e vamos falar de ti e do que realmente faz com que tenhas peso a mais. Se te perguntar porque é que tens esses quilos a mais, que resposta sincera vais dar a ti mesmo(a)?

O que andas a carregar a mais dentro de ti?

 

Vou falar-te de possíveis causas mentais, emocionais e energéticas relacionadas com a obesidade e excesso de peso.

Vamos lá libertar o peso?

 

Podem haver diversos motivos para esse peso a mais que tens no seu corpo.

Esta informação eu busquei em vários livros, como o da Lise Bourbeau, em ”O teu corpo diz ama-te” e em cursos que fiz que se focam no corpo energético e emocional e que apontam algumas causas principais para as doenças, como a medicina germânica e as constelações familiares.

Vou falar-vos dos bloqueios emocionais associados ao excesso de peso.

Na maioria dos casos, a pessoa viveu uma situação de humilhação em jovem, que foi considerada por ela vergonhosa. A pessoa sofre de medo de ter vergonha, de causar vergonha a alguém ou ainda que alguém lhe cause vergonha.
Associa normalmente ser humilhada ( ou diminuída) a ter vergonha ( a querer esconder-se). O excesso de peso é uma proteção contra os que lhe pedem demasiado, pois esta pessoa sabe que tem dificuldade em dizer NÃO  e tendência a carregar tudo sobre si ( como já carrega esse peso literalmente no corpo).

Pode ainda ser uma pessoa que se sente presa entre outras duas pessoas há muito tempo. Sente-se como uma sanduiche e tem que fazer todos os esforços para tornar felizes ambas. Quanto mais quer tornar os outros felizes para lhes provar que não se envergonha deles, tanto mais dificuldades tem em reconhecer as suas verdadeiras necessidades.

Acontece ainda frequentemente, uma pessoa ganhar muito peso para não se tornar desejável ao outro sexo, por medo de ser enganada, e mais uma vez desprezada e humilhada. E isto está tudo no inconsciente, pois muitas das pessoas até dizem que gostavam de ter uma relação e ter filhos.

A pessoa com excesso de peso é também a que quer tomar o seu lugar na vida, mas isso custa-lhe fazê-lo. Não se está a aperceber, que apesar de tudo, já ocupa muito ( falando só fisicamente).

 

Segundo a medicina germânica podes olhar para estas informações.

Há 4 programas biológicos relacionados com a obesidade. São eles:

 

Conflito dos Coletores Renais: A retenção de líquido e o excesso de peso andam de mãos dadas. Trata-se de um desequilíbrio na capacidade do
seu organismo de lidar adequadamente com os líquidos que você ingere ou que
deveria eliminar.

Conflito do Glucagon: A Medicina Germânica descobriu que quando
passamos por uma situação de desgosto, misturado com medo, ativamos este Conflito que leva a uma queda de Glucagon gerando hipoglicemia do organismo que, consequentemente, passa a sentir necessidade de ingerir açúcar constantemente.

Conflito da Contrariedade: Isso tem uma razão e acontece para quem apresenta a Contrariedade Indigesta, ou seja, para pessoas que passaram
por vivências de contrariedade e disputa de território, como se fosse uma raiva
territorial.

Conflito da Auto-Desvalorização: Aqui acontece o famoso efeito sanfona. Sempre que uma pessoa percebe que ganhou peso o seu corpo ativa o
programa biológico de sobrevivência e as células entram em necrose diminuindo
as células de gordura. Porém, as células voltam-se a restaurar e ficam
totalmente cheias de líquido dobrando o seu tamanho, ou seja, acabamos por
ganhar peso e engordar.

 

E se olharmos para as constelações familiares, podem haver origens na família que estão a originar este excesso de peso. Pode ser lealdade a algum membro da família que também teve ou tem excesso de peso. Outra origem pode ter a ver com perdas. Todos nós perderemos algo ou alguém durante a vida. É um fato imutável e sem contornos. 

Ainda assim, quando ocorre, sentimo-nos desamparados e sem um alicerce a quem recorrer, algo que nos acalme de imediatoNessa hora, a comida vale como um consolo, amenizando temporariamente algumas das dores provocadas pela perda

Trata-se, portanto, de fome emocional.

Outra possibilidade são as ausências familiares. Ainda que inconscientemente não perceba, a mente capta as impressões dadas pelo fluxo e interpreta a falta em algum nível. Sem ter como reagir no momento, a pessoa busca preencher-se através da comida. Porém, ao mesmo tempo em que sacia, esse tipo de prazer deixa-a presa numa espiral.

 

Como libertar o peso?

Se uma pessoa fizer uma constelação familiar pode iniciar o processo de cura e resolver o excesso de peso, pois fica consciente da causa e da origem. Pode ir ver as questões sistémicas dentro da família que estão a originar este sintoma no corpo físico. 

 
Se olharmos para o corpo energético, o excesso de peso pode significar que andamos a carregar energias que não são nossas. Já presenciei várias constelações onde as pessoas com excesso de peso carregavam pessoas mortas que energeticamente estava com elas ou outro tipo de energias. É importante aqui cuidar do corpo energético e limpar estas energias.
 

Eu faço cura nos 5 corpos e olho para cada corpo e o que precisa de ser curado, com a informação que cada corpo transmite.

 

E agora falo dos bloqueios mentais:

 

Parece difícil a uma pessoa com excesso de peso, olhar-se realmente, em virtude da sua grande sensibilidade. És capaz de olhar para cada parte do teu corpo num espelho e amar-te?

A capacidade de olhar o teu corpo físico tem ligação com a tua capacidade de olhar para além do físico, isto é, para descobrires a real causa que está por detrás desse excesso de peso. É possível que neste momento estejas a resistir ao ler isto, sugiro então que leia e releias e te perguntes qual a causa do teu excesso de peso?

O facto de teres vivido uma  ou mais situações de humilhação em jovem, levou-te a quereres proteger-te e decidiste não te entregares mais.

Com esta decisão, quiseste a todo o custo tornar-te uma boa pessoa e é por isso que carregas tanto nos ombros…até deves ter dores de costas na parte superior ou não?

É tempo de aceitares receber sem achares que tomas algo do outro e que deves retribuir mais tarde.

Vamos fazer um exercício?

 

No final de cada dia, faz uma retrospectiva do mesmo e anota cada incidente/acontecimento que possa ter ligação com vergonha e humilhação.
Depois pergunta a ti mesmo se aquilo é mesmo vergonhoso e valida ainda com outras pessoas, para saberes a opinião delas.

Talvez chegues à conclusão que não, que aquele acontecimento é simplesmente mais um ato humano.

 

Pergunta-te ainda frequentemente – O que eu quero realmente? Quais são as minhas necessidades?

Faz isto antes de dizer sim a todos os pedidos exteriores e antes de oferecer os teus serviços a todas as pessoas.

O amor e estima que os outros têm por ti não vão desaparecer nem diminuir, se começares a olhar para ti e para o que tu queres realmente.

As pessoas irão apreciar-te pelo facto de te respeitares e tomares o teu lugar ( não é uma das coisas que pretendes? Tomar o teu lugar na vida? ).

Permite-te o direito de seres uma pessoa importante e de tomares lugar ( não só fisicamente) na vida daqueles que amas.

Acredita em ti, ama-te a e acredita na tua importância nesta vida.

 

Acredita que o que pretendes é libertar esse peso…e tu podes fazer isso, mudando os teus comportamentos, pensamentos e criando novas histórias sobre ti, ressignificando tudo o que foi no passado.

 

Deixa de dizer que queres perder peso…pois quando se usa a palavra perder…o nosso cérebro interpreta isso como dor…e então não te vai ajudar nisso…Se usares palavras mais positivas como deixar ir, libertar …aí estás a trabalhar em prazer e mais facilmente o teu cérebro te ajuda no teu propósito.

 

Define metas para ti e começa hoje mesmo a amar-te.

Eu posso ajudar-te a atingires este objetivo.

 

Se quiseres saber mais sobre estes temas, podes falar comigo. E deixa aqui nos
comentários outras dicas que usas para atingires o peso ideal para ti, para benefício de outras pessoas.

Até breve,

Eu estou por aqui.

 

Ana Paula Lages Ribeiro

Evolução, Transformação, Cura, Amor, Compromisso

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top