Time Line Therapy

Time Line Therapy – Uma terapia tão eficaz 

Conheci a Time Line Therapy quando fiz o meu curso de coaching com programação neurolinguística. 

A Time Line Therapy desenvolvida por Tad James, Ph.D., na década de 1980, é hoje considerada uma das mais poderosas terapias modernas
associadas à mudança emocional e crescimento pessoal. A Time Line Therapy também é conhecida como terapia das emoções ou terapia da linha do tempo.

Estás a ser “oprimid@” por emoções que consideras negativas e decisões limitadoras que te impedem de seguir em frente?

Como seria para ti poderes  livrar-se dessa “bagagem” emocional que carregas e que se torna cada vez mais desconfortável nos teus corpos?

E queres passar a ter controlo emocional sobre a tua vida?

São várias as técnicas de Time Line Therapy. Permitem libertar emoções negativas ligadas a memórias ou acontecimentos do passado, assim como decisões limitadoras, entre outros. 

Esta terapia possibilita ao cliente aprender com estes eventos e usar as aprendizagens como recursos para o futuro. Resulta em mudanças duradouras e que conseguem ser alcançadas num curto espaço de tempo, com o mínimo de esforço para o cliente.

Memórias, Time Line e Personalidade

Todos nós temos uma coleção de memórias, algumas mais conscientes e outras menos.

São as nossas experiências passadas que determinam quem somos e a forma como agimos e reagimos. As memórias são registadas e armazenadas ao longo da vida na nossa Time Line e têm influência sobre quem somos.

O conceito de Time Line não é recente. Aristóteles foi o primeiro a referir o “fluxo do tempo” para que os gregos tivessem uma ideia de temporalidade. Também no início dos anos 1890, William James falou sobre o armazenamento de memória linear. A questão do “tempo” fascinava e intrigava Tad James. Percebeu que, se há pessoas que têm tempo para tudo, são organizadas e concretizam os seus objectivos, outras nem tanto…

Foi nessa altura que estudou metaprogramas, o que o levou a desenvolver a Time Line Therapy. 

É uma técnica revolucionária e poderosamente eficaz em diversas áreas como o coaching, negócios, educação, contextos terapêuticos, entre outros. 

A Time Line representa um “álbum mental de fotografias” onde as nossas memórias, decisões, experiências (boas e menos boas) são impressas e determinam como vivemos e nos relacionamos com o tempo.

Todos temos uma organização própria, um elemento fundamental da nossa personalidade. As pessoas têm, dentro delas, uma forma de codificar o passado, o presente e o futuro. Caso contrário, como saberiam distinguir entre uma memória passada e perceções do futuro?

Facto é que sabemos e temos a capacidade de armazenar o tempo de forma linear. O que difere é a maneira como o organizamos. Possivelmente já ouviste expressões do tipo: “um dia vais olhar para trás e vais-te rir disto tudo!” ou “põe isso para trás das costas” ou ainda ”o tempo está do meu lado”. São descrições literais (e não metafóricas) do que se passa na nossa mente. De acordo com Tad James, isto significa que, as pessoas, quando se referem às suas experiências internas de tempo (incluindo gestos), estão a fazer uma descrição real e literal da sua experiência, ou melhor, descrevem exactamente a maneira como organizam o tempo. Há pessoas que têm o seu passado para trás e futuro para a frente e outras têm de lado. E isto tem impactos na sua vida.

O que é a Time Line Therapy?

A Time Line Therapy trabalha com a mente inconsciente e beneficia das suas principais funções. (Quando mencionamos “mente inconsciente” estamos a referir à parte da mente que não está consciente agora – neste preciso momento – e não a algo misterioso!). Tem por base a premissa que a mente inconsciente é a fonte de toda a aprendizagem, de todo o comportamento e de todas as mudanças. Sendo o objectivo principal desta metodologia libertar emoções negativas e decisões limitadoras de determinados acontecimentos. De forma consciente, causando assim uma integração do consciente / inconsciente. Na realidade  noventa e cinco por cento do que fazemos é inconsciente. A conclusão estatística tem como base o estudo realizado por sete dos maiores experts do mundo em cérebro e cognição. Os especialistas são das Universidades de Oxford, Montreal,
Columbia e Londres.

A Time Line Therapy é um processo de imaginação activa (o que se pretende aqui é que a pessoa se imagine a “flutuar” acima da sua linha do tempo. Por exemplo, se reside num andar pode imaginar ver-se a sair do seu carro e a entrar no prédio que vive. É nesse sentido que actua a imaginação activa na Time Line Therapy). Ou seja, o cliente ao invés de viver os acontecimentos na sua Time Line, é-lhe pedido para imaginar-se a flutuar. O processo torna-se mais fácil, pois a pessoa está dissociada.

Imaginação Activa é usada na Terapia Gestalt

O que a pessoa imagina está certo. Em Time Line Therapy, o conteúdo das memórias é prescindível para libertar emoções que a pessoa considera negativas. ( Não há emoções negativas nem positivas). Por isso, o cliente não necessita de descrever as memórias para libertar essas emoções.

Armazenamos as nossas memórias em torno de um determinado acontecimento e muitas vezes ligadas, como se num colar de pérolas – princípio de Gestalt em que o todo é maior que a soma das partes, ou seja quando acedemos a uma Gestalt em Time Line Therapy, acedemos a uma
colecção de memórias – acontecimentos emocionais significativos associadas a um assunto, cuja soma total é maior do que seriam memórias individuais.

Por exemplo, se o cliente sente medo, a Time Line Therapy permite libertar e limpar o medo do passado (ao longo da Time Line) e não apenas o medo ligado a um evento em particular. Estes aspectos são significativos e permitem distinguir a Time Line Therapy da terapia da linha do tempo e de outras terapias que trabalham com memórias. 

A Time Line Therapy leva o cliente à causa raiz, ao primeiro acontecimento da Gestalt. 

Quando isto acontece, a ligação entre os acontecimentos é quebrada.

Esta é uma das principais razões pelas quais o cliente consegue obter resultados tão rapidamente e duradouros.
Só as emoções que ele considera negativas ligadas às memórias são eliminadas. As memórias são a nossa história e não é ecológico ou apropriado limpá-las. Também não impede o cliente de sentir essas emoções no futuro, pois não é o propósito da Time Line Therapy, o que reduz é a “carga” emocional.

Como a Time Line Therapy te pode ajudar?

 Vivemos num mundo em mudança permanente. Confrontamo-nos com desafios constantes e ficamos frequentemente sem capacidade de lidar com as emoções que surgem como consequência das nossas circunstâncias, das experiências desagradáveis do passado, que ficam presas em “gestalts” e que controlam as nossas vidas. Ou seja cada vez que não expressaste a tua raivamedo ou tristeza e os misturaste, ficaste com algo para ser curado em ti.

As principais emoções trabalhadas na Time Line Therapy são:

  • Tristeza;
  • Raiva;
  • Medo;
  • Culpa;
  • Mágoa;
  • Frustração.

Está cientificamente comprovado que a acumulação de sentimentos não expressos produzem substâncias químicas no nosso organismo que podem ser prejudicais psicológica e fisicamente e criam doença. 

Assim sendo, torna-se mais do que evidente que expressar as emoções e tomar novas decisões sobre o que aconteceu lá atrás só pode ser benéfica para a saúde mental, emocional e física.

Ouvimos cada vez mais afirmações do tipo: “Eu não sou bom o suficiente”, “Eu nunca vou ser rico”, “Nunca mais vou conseguir arranjar um trabalho – o melhor é ir embora”, “Não consigo ter um relacionamento estável”…

São decisões limitadoras que nos impedem de atingir os nossos objectivos e de ter um foco positivo que permite abrir caminho para a felicidade e realização. A Time Line Therapy, através das diversas técnicas de que dispõe, permite-te limpar as emoções que consideras negativas e ultrapassar decisões limitadoras. Através da sua aplicação prática, o cliente é guiado a aceder a memórias específicas (acontecimentos).

Partindo do pressuposto que em todas as situações existem aprendizagens, então nos acontecimentos que nos prendem pelas emoções negativas ou pelas decisões limitadoras, também existem aprendizagens a retirar. É fundamental que seja identificada a causa raiz de forma a “limpar” as emoções negativas a partir desse primeiro acontecimento da “gestalt”. 

Desta forma vão-se desligando e limpando todas as emoções através das aprendizagens e o cliente vai-se libertando. São as aprendizagens que vão ficar ao nosso dispor como recursos para o futuro. Há toda uma reprogramação de resposta e comportamento de modo a provocar uma sensação mais saudável e de bem-estar que impulsiona para uma vida mais plena e enriquecedora.

Conclusão

A Time Line Therapy é um processo rápido, eficaz e muito especial que permite transformar toda uma série de acontecimentos associados a estados negativos, em aprendizagens. Produzindo resultados surpreendentes para os utilizadores – muitas vezes para além das suas expectativas.

Usa-se esta técnica também para eliminar crenças limitadoras e transformá-las em crenças novas, possibilitadoras.  Esta técnica faz isso numa única sessão, ou seja mudamos uma crença numa sessão de TimeLine, o que é fantástico, comparado com outras técnicas.

Normalmente fazem-se duas sessões no mesmo dia para as emoções raiva e tristeza.

Eu uso estas técnicas nos processos de coaching que faço.

 

Estou por aqui se sentires que esta terapia é para ti.

Até breve,

Eu estou por aqui.

 Nota: Eu tinha escrito este artigo com a Bárbara Tavares na WeCareOn, quando era a CEO da empresa e agora alterei algumas partes e publico aqui na CuraAmor também.

Ana Paula Lages Ribeiro

Evolução, Transformação, Cura, Amor, Compromisso 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top